Notícias Bendo XVI

 Notícias de hoje Bendo XVI Dia 25/07/2012

 

Unidade dos cristãos torna anúncio do Evangelho eficaz, diz Papa


Da Redação, com Rádio Vaticano


Arquivo Reuters
''A comunhão dos cristãos torna mais verdadeiro e eficaz o anúncio do Evangelho''
O Papa Bento XVI voltou a invocar a unidade de todas as Igrejas, neste domingo, 24, em seu encontro com os fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, para a oração do Angelus. "A comunhão dos cristãos torna mais verdadeiro e eficaz o anúncio do Evangelho", observou.

Bento XVI comentou o trecho da primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, que constitui a segunda leitura da Liturgia da Palavra deste domingo. Um trecho onde a Igreja é concebida como um Corpo do qual Cristo é a Cabeça. Ao Apóstolo Paulo – salientou o Papa para comunicar a ideia da unidade na multiplicidade dos carismas que são os dons do Espírito Santo.

Amanhã, 25, o Santo Padre irá à Basílica de São Paulo fora dos Muros para encerrar, com a cerimônia ecumênica das Vésperas, a tradicional Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A iniciativa é celebrada no Hemisfério Norte de 18 a 25 de janeiro, e tem como tema "Vós sois as testemunhas destas coisas" (Lc 24, 48).

"Invocaremos a Deus o dom da plena unidade de todos os discípulos de Cristo, e de modo especial – em sintonia com o tema deste ano – renovaremos nosso compromisso como testemunhas do Senhor crucificado e ressuscitado".

Após a oração do Angelus, Bento XVI manifestou o seu apoio a um movimento de católicos italianos que promoveu uma vigília de oração dedicada ao tema do acolhimento de estrangeiros no país:

"Dirijo uma saudação especial às famílias do Movimento do Amor familiar e a todos os que velaram, durante toda esta noite, na igreja de São Gregório VII, rezando por soluções justas e pacíficas para os problemas da imigração”.

Em seguida, o Papa exortou os padres, especialmente os párocos, a seguirem o exemplo do doutor e sacerdote espanhol Josep Samsó, beatificado ontem em Mataró, na Catalunha, porque ele é um “exemplo de dedicação à catequese e da caridade com os pobres”.

Bento XVI falou do novo bem-aventurado em três línguas: italiano, espanhol e catalão. Samsó foi fuzilado pelos republicanos em 1º de setembro de 1936, enquanto perdoava seus assassinos, no cemitério de Mataró.

Outro tema desse encontro dominical foi São Francisco de Sales, cuja memória litúrgica recorre hoje.

"Dedicou-se com ótimos resultados à pregação e à formação espiritual dos fiéis, ensinando que o chamado à santidade é para todos, e que cada um de nós tem o seu lugar na Igreja”.

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas e da imprensa católica, e a ele, o Papa confiou a sua Mensagem para o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, apresentado neste sábado. 

Intitulado “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, o texto expressa grande confiança nas oportunidades oferecidas pela Internet para a evangelização.

Concluindo o encontro, o Papa concedeu aos presentes, ouvintes e telespectadores a sua benção apostólica.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone -
iphone.cancaonova.com

Papa se diz "profundamente chocado" com violência em Denver


Da Redação, com Rádio Vaticano


O Papa Bento XVI declarou neste domingo, 22, estar "profundamente chocado pela insensata violência" ocorrida na última quinta-feira, 19, em Aurora, Denver, nos Estados Unidos, onde um homem atirou contra várias pessoas em uma sala de cinema, deixando 12 mortos e 59 feridos.

A declaração foi feita após a oração do Angelus deste domingo, 22, na residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde o Santo Padre passa um período de descanso.

Bento XVI também afirmou estar entristecido pelas vidas perdidas no desastre de uma balsa, perto de Zanzibar, na África. Segundo autoridades marítimas, o barco, com capacidade de 250 pessoas, levava 290 pessoas, fator que levou ao naufrágio. As equipes de resgate conseguiram salvar 145 pessoas, mas 68 morreram e 77 continuam desaparecidas.   

“Partilho o sofrimento das famílias e amigos das vítimas e dos feridos, especialmente as crianças. Assegurando-lhes a minha proximidade na oração, dou a minha bênção como penhor de consolação e força no Senhor ressuscitado”, destacou o Papa.


Papa envia mensagem de condolência por morte de dissidente cubano

Nicole Melhado
Da Redação, com Vatican Information Service (Tradução: equipe CN Notícias)


Reuters
Oswaldo Payá Sardiñas foi enterrado nesta terça-feira, 24, em Havana, Cuba
O Papa Bento XVI, através do vice-secretário do Estado do Vaticano, Arcebispo Angelo Becciu, enviou um telegrama ao Cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, Arcebispo de San Cristóbal de Havana, Cuba, em condolências pela morte de Oswaldo Payá Sardiñas e Harold Cepero Escalante.

O fundador do Movimento Cristão de Libertação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, e o líder do setor juvenil do mesmo movimento, Harold Cepero Escalante, morreram num acidente de carro nesse domingo, 22. No acidente outras duas pessoas ficaram feridas.

Payá dedicou toda a vida à luta contra o comunismo em Cuba. Católico fervoroso, o dissidente afirmava que sua vocação era o ensino, mas chegou a ser proibido de dar aulas por ser religioso e político.

O Pontífice, ao saber deste “trágico acidente”, pediu para o Cardeal Alamino transmitir às famílias dos falecidos “suas mais sinceras condolências e sua proximidade espiritual”, enquanto ora a Deus pedindo pela recuperação completa dos feridos.

“Ao mesmo tempo, o Santo Padre levanta fervorosas orações a Deus pelo repouso eterno dos mortos e pede a Ele que dê consolo e força para todos aqueles que nesta hora de tristeza choram por esta perda irreparável", diz o telegrama.

Deus quer para nós a vida, destaca Bento XVI

Kelen Galvan
Da Redação


Reuters
'Deus quer para nós a vida, quer nos orientar a boas pastagens, onde podemos nos alimentar e descansar', destaca Bento XVI
"Deus é o Pastor da humanidade [...] e quer para nós a vida", disse o Papa Bento XVI no Angelus deste domingo, 22, ao comentar a liturgia deste domingo junto aos peregrinos presentes na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o Santo Padre passa um período de repouso.

O Papa enfatizou que Deus "quer nos orientar a boas pastagens, onde poderemos nos alimentar e descansar; não quer que nos percamos e morramos, mas que cheguemos ao destino da nosso viagem, que é plenitude da vida".

Acesse
.: NA INTEGRA: Angelus de Bento XVI - 22/07/12
O Santo Padre explicou que Jesus apresenta-se como Pastor das ovelhas perdidas e seu olhar sobre as pessoas é um olhar "pastoral". Como nos apresenta o Evangelho deste domingo: "Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor".

"Jesus encarna Deus Pastor com sua forma de pregar e com as suas obras, tendo o cuidado com os doentes e os pecadores, aqueles que estão "perdidos" (Cf. Lc 19,10), para trazê-los de volta em segurança, na misericórdia do Pai", destacou o Papa.

Então, Bento XVI interrogou os presentes: "Em que consiste essa cura profunda que Deus realiza através de Jesus?", e explicou que tudo consiste de uma "paz verdadeira, completa, fruto da reconciliação da pessoa consigo mesmo e com todas as suas relações: com Deus, com os outros e com o mundo".

O Papa recordou também a memória litúgica de Santa Maria Madalena, neste domingo, e destacou o episódio narrado no Evangelho de São Lucas (cf. Lc 8,2) em que Jesus a liberta de sete demônios, salvando-a de uma total escravidão ao maligno.

"O diabo tenta sempre arruinar a obra de Deus, semeando divisões no coração humano [...] O maligno semeia guerra; Deus cria a paz", ressaltou o Santo Padre citando o texto de São Paulo (cf. Ef 2,14).

Para realizar esta obra de reconciliação radical, Jesus, o Bom Pastor, teve que se tornar o "Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo", e assim nos dar a vida, concluiu o Papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário