terça-feira, 24 de julho de 2012

Conheça o Blog Arquidiocese de Mariana Rumo á JMJ 2013.




Arquidiocese de Mariana na JMJ
                                                    http://arqmariananajmj.blogspot.com.br/                                                   

Falta 01 ano!

 

Dia 23 de julho de 2012!
Falta um ano para o começo da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013!

Hoje é um dia especial, em que toda a juventude católica do Brasil intensifica a contagem regressiva iniciada no ano passado, em Madri, quando o Papa Bento XVI anunciou oficialmente que a 27ª Jornada Mundial da Juventude seria realizada em nosso país, na sempre maravilhosa cidade do Rio de Janeiro.

Até lá, temos ainda um longo caminho a percorrer, impulsionados pelo lema que nos convoca para esta JMJ: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). A Arquidiocese de Mariana se junta a esse projeto, e tem incentivado um forte envolvimento de nossas comunidades com este momento tão importante para a Juventude. Diversas atividades têm sido realizadas, e continuarão sendo até o ano que vem.

Este blog, lançado nesta data tão significativa, quer ser mais um companheiro nesta caminhada. Ele será mantido pela equipe #TeiasMarianas, que realiza os trabalhos de Comunicação da Pastoral da Juventude em nossa arquidiocese, e nosso desejo é trazer informações sobre todos estes passos da Arquidiocese de Mariana no caminho missionário que ainda temos a construir até os dias 23 a 28 de julho de 2013. Acompanhe o blog, comente, divulgue e contribua conosco!

Que Deus abençoe a Juventude e todas as nossas comunidades, para que possamos entrar juntamente no clima de missão e fraternidade que a JMJ proporciona.

Igreja no Rio lança oração oficial da JMJ Rio2013

Sáb, 14 de Julho de 2012 12:48COL / JMJ Rio2013http://www.portalum.com.br

Jovens adoradores do mundo inteiro puderam rezar juntos, pela primeira vez, a Oração Oficial da Jornada. A oração, que deverá estar na cabeceira dos cristãos até a JMJ Rio2013, foi divulgada nessa sexta-feira, no dia 13 de julho, no evento que deu início às atividades que marcam a contagem regressiva para um ano da Jornada.
Milhares de jovens se reuniram no Largo da Carioca no início da noite. Louvor, alegria, sob a ação do Espírito Santo, uniram os corações em um só clamor pela juventude do Rio e do mundo inteiro. A Comunidade Aliança de Misericórdia conduziu os momentos de oração e Adoração ao Santíssimo, junto com o diácono Melquisedec.
“Essa Jornada tem um alvo, a juventude, mas também tem uma nascente, o Coração Eucarístico de Jesus”, disse ele aos jovens.
O presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu a Santa Missa. Concelebraram os bispos auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Roque Costa Souza, junto aos demais sacerdotes presentes.
Veja fotos da Vígília (Carlos Moioli)Dom Orani lembrou o encerramento da Missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Misericórdia, e todo o trabalho de evangelização, realizado desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade.
“É providencial que nesta noite, ao ser concluído esse trabalho e no lançamento da Oração da Jornada a Palavra de Deus fale do tema da JMJ”, disse Dom Orani, ao fazer referência às leituras do dia. E completou, lembrando o “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.
O arcebispo destacou: “Somos chamados a sermos testemunhas que em Cristo nós encontramos a vida”. E afirmou que mesmo diante das dificuldades e no mundo hostil em que vivemos não se pode deixar de anunciar a Boa Nova, “não só na Jornada, mas desde agora”.
Ao final da celebração, Dom Orani rezou junto com os jovens a Oração Oficial da JMJ Rio2013. Banners com a oração em outros idiomas foram espalhados no local do evento e um vídeo com jovens rezando a oração foi exibido. Todos os participantes receberam um folheto com a oração e a imagem dos patronos e intercessores da JMJ.
Em seguida todos saíram em procissão pelas ruas do Centro da cidade até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, local onde a vigília acontece toda segunda sexta-feira do mês. A 9ª edição da Vigília seguiu até as 6h.
Uma Jornada não se faz sem a oração
Segundo padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL), a mensagem vai percorrer todo o mundo e será a inspiração de todo o trabalho. “Uma Jornada não se faz sem a oração. É preciso orar para trabalhar, construir e viver a Jornada. Todo jovem vai rezar a mesma oração, é uma comunhão espiritual”, explicou padre Arnaldo.
Padre Leandro Lenin conta que a escolha teve a participação do setor pastoral, dos bispos e teólogos e, principalmente, a ação do Espírito Santo. “Nossas reuniões não eram só para a construção de um texto, mas reuniões de oração, em que a gente meditava e tentava associar tudo que era característico da Jornada”, ressaltou. “Queríamos uma oração com espírito bem jovem, feita para os jovens e pelos jovens”, completou padre Arnaldo.
“Nós queremos que eles rezem talvez uma vez por dia, mas que, principalmente, façam essa oração de forma comunitária em reuniões de grupo, nas paróquias, ou então aos domingos na celebração da santa missa”, afirmou padre Lenin.
"Nós queremos também enquanto oramos pela JMJ, orar também por aqueles que estão doando o seu tempo para ajudar, pelos peregrinos que virão de todos os lugares da terra e sairão como discípulos por todos os cantos da terra para evangelizar", concluíram os sacerdotes.

Encontro com Deus
 Quem esteve no Largo da Carioca pode experimentar um pouco da unidade e o ardor da juventude em preparação para a JMJ. “É um momento muito para a Igreja porque muitos jovens terão seu encontro com Jesus, então é um momento de despertar de vocações”, disse Frei Gustavo, OFM.
Para Irmã Ana Lúcia, da Congregação Sagrado Coração de Jesus, foi um “momento de muita emoção de ver jovens empolgados de estar nos caminhos do Senhor evangelizando”.
“É um dia muito especial porque estamos aqui reunidos representando essa unidade essa unidade da nossa Igreja. Estamos aqui nos preparando espiritualmente para essa Jornada. Só que às vezes ficamos tão preocupados com as coisas que temos que alcançar (...), mas a não podemos nos esquecer de nos prepararmos espiritualmente. Então, é essencial que nós estejamos aqui hoje”, afirmou a estudante Glenda Figueiredo.
O Irmão Miguel da Cruz, missionário da comunidade Aliança de Misericórdia, falou dessa grande missão: “A missão Thalita Kum faz como João Batista, busca preparar os caminhos do Senhor e preparar o coração das pessoas para receber os jovens que vão estarão com o Papa Bento XVI aqui no Rio”.
ORAÇÃO OFICIAL DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Ó Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milênio.
Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos-missionários da nova evangelização.
Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo.
Amém!

Papa envia mensagem aos participantes do encontro internacional das ENS em Brasília




http://portal.cnbb.org.br/site/templates/cnbb/images/logo.jpg 

E-mail Imprimir PDF

papa-bento-xvi-f6c3Papa Bento XVI enviou mensagem aos casais que representam as Equipes de Nossa Senhora reunidos em Brasília (DF). Na preparação do evento, que durou 3 anos, tomaram parte cerca 728 voluntários brasileiros. Os inscritos são 7.600 dos quais 452 sacerdotes provenientes de todo o mundo, inclusive 18 bispos.


Eis o texto integral da mensagem enviada pelo Cardeal Bertone em nome do Santo Padre:

Eminência Reverendíssima,

O Sumo Pontífice, informado da realização em Brasília do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, me incumbiu de vir por este meio fazer chegar a sua paterna saudação aos participantes e a todos casais do Movimento nascido duma clarividente intuição pastoral do Servo de Deus Henri Caffarel, sacerdote, e cuja missão não viu diminuir, com o passar do tempo, sua atualidade e urgência, antes de certa forma aumentou à luz dos problemas e dificuldades que o matrimônio e a família experimentam hoje rodeados por uma atmosfera de crescente secularização.

Neste contexto, os casais das Equipes de Nossa Senhora proclamam, não tanto com palavras como sobretudo com a vida, as verdades fundamentais sobre o amor humano e sobre o seu significado mais profundo: «Um homem e uma mulher que se amam, um sorriso de criança, a paz de um lar: eis uma pregação sem palavras, mas extraordinariamente persuasiva, na qual cada homem pode já pressentir, como que por transparência, o reflexo de outro amor e o seu apelo infinito» (Paulo VI, Aos casais das equipes de Nossa Senhora, 4 de maio de 1970).

Claro, este ideal pode parecer demasiado alto. Por isso mesmo, o Movimento incentiva os seus membros a beberem constantemente nas fontes da graça do sacramento do matrimônio e da participação na Eucaristia dominical; para além do recurso à graça dos sacramentos, lhes propõe, com grande sabedoria, um «método» rico de compromissos e sugestões simples e concretas para viverem no dia a dia a espiritualidade encarnada de esposos cristãos. Entre eles, sublinha-se o «dever de sentar-se», isto é, o compromisso de manter periodicamente um tempo de diálogo pessoal entre os cônjuges, durante o qual fazer presente um ao outro, com toda a sinceridade e num clima de escuta mútua, os problemas e os assuntos relevantes para a vida de casal. No nosso mundo tão marcado pelo individualismo, o ativismo, a pressa e a distração, o diálogo sincero e constante entre os esposos é essencial para evitar que surjam, cresçam e endureçam incompreensões que, infelizmente, muitas vezes acabam em rupturas insanáveis que já ninguém ajuda a consertar. Por isso, cultivem este valioso hábito de sentar-se um ao lado do outro para falarem e se ouvirem, para compreenderem um ao outro sempre de novo no meio das surpresas e dificuldades do longo caminho.

Dentro de três meses estaremos comemorando o cinqüentenário da abertura do Concilio Vaticano II, que, em muitos dos seus documentos, ofereceu à Igreja do nosso tempo uma visão renovada do valor do amor humano, da vida conjugal e da família; nessa ocasião começaremos o Ano da Fé, para reencontrar toda a vivacidade e a alegria do anúncio da fé no nosso mundo e no nosso tempo. Sua Santidade Bento XVI convida os casais cristãos a serem «o rosto sorridente e doce da Igreja», os melhores e mais convincentes arautos da beleza do amor sustentado e alimentado pela fé, dom de Deus oferecido com largueza e generosidade a todos, para que possam encontrar cada dia o sentido da sua vida. E, como sinal de gratidão eclesial, de estímulo para os novos desafios em aberto e como penhor de graças e luzes do Alto para os trabalhos do XI Encontro Mundial das Equipes de Nossa Senhora, o Santo Padre concede aos participantes e respectivas famílias a implorada Bênção Apostólica.

Aproveito o ensejo para testemunhar a Vossa Eminência Reverendíssima os meus sentimentos de fraterna estima em Cristo Senhor.
Vaticano, 5 de julho de 2012
Tarcisio Card. Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade
 LINK:http://portal.cnbb.org.br